Página Inicial Portaria 1510
Relação de equipamentos que atendem a portaria 1510 do MTE (equipamentos REP) PDF Imprimir
Escrito por José Alberto Canedo   

Para o Ministério do Trabalho e Emprego o REP (Registrador Eletrônico de Ponto) é "o equipamento de automação utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.

Para as empresas apesar de se tratar de um gasto, pode ser uma oportunidade única de atualizar seu parque de equipamentos para modelos que disponham da função de biometria. O REP não necessariamente dispões da funcionalidade, mas quem investir num equipamento com biometria além de se atualizar em relação a legislação estará atacando um problema comum, o "buddy punching", que segundo alguns estudos podem representar até 5% da folha de pagamento de uma empresa. Quando ocorre o "buddy punching", um colega de trabalho bate o ponto para o outro que está ausente. A empresa paga o funcionário mas não há a contrapartida do serviço prestado. A biometria é muito mais segura do que cartões e pode praticamente zerar esse custo que a empresa está tendo, aumentando a sua produtividade.

Para fabricantes é uma boa oportunidade de alavancar as vendas de produtos e serviços relacionados ao controle de ponto e por isso muitos já se preparam a bastante tempo e já tem produtos no mercado que foram certificados de acordo com a portaria 1510.

Empresas que tem controle eletrônico de ponto tem que ficar atentas pois, a partir do dia 21/08/2010, o controle só poderá ser feito por equipamentos REPs registrados no MTE.

Lista dos equipamentos REP que possuem Biometria

Fontes: Portaria 1510, REPs Registrados no MTE

 

Copyright © 2010-2011 Fórum Biometria.  Todos os direitos reservados.