Página Inicial Notícias Geral Caixa vai ampliar uso de digital para pagamento de benefícios
Caixa vai ampliar uso de digital para pagamento de benefícios PDF Imprimir
Escrito por José Alberto Canedo   

A Caixa Econômica Federal (CEF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram acordo de cooperação técnica nesta quinta-feira (18) para acelerar a coleta de impressões digitais e fazer uso compartilhado dos dados biométricos dos brasileiros. O objetivo é usar as informações para garantir a segurança e evitar fraudes no pagamento de benefícios previdenciários, como aposentadoria, e do Programa Bolsa Família e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“O uso da biometria trará, além de segurança, agilidade e praticidade para o usuário, que não precisará mais fazer a memorização das senhas alfanuméricas”, destaca a Caixa, em nota. A biometria é um tipo de tecnologia que permite que a pessoa seja identificada por meio da impressão digital.

Programa piloto

A Caixa já adota a biometria, em fase experimental, para a liberação de pagamento dos beneficiários do programa Bolsa Família nas cidades de Luziânia e Formosa, em Goiás, e na Comunidade Palmeiras, em Fortaleza, no Ceará. “Já foram efetuados, aproximadamente, 4 mil cadastros biométricos nestas localidades”, diz a instituição.

A partir de setembro, o banco dará início a um processo piloto, no interior de São Paulo, para utilizar a biometria como "prova de vida". “Ao fazer alguma operação, automaticamente, estará sendo realizada a constatação de vida do pensionista”, destaca o comunicado.

O TSE informou que pretende recadastrar 10 milhões de eleitores para as eleições de 2012 e que a expectativa é ter todo o eleitorado recadastrado até 2018. “O projeto piloto de recadastramento eleitoral para a atualização de dados e a coleta das impressões digitais teve início em 2007, em três municípios, que somavam 42 mil eleitores. Nas eleições gerais de 2010, 1,1 milhão de eleitores experimentou a nova tecnologia, que permite a identificação por um leitor biométrico acoplado à urna eletrônica”, informa o tribunal.

Fonte: G1

 

Copyright © 2010-2011 Fórum Biometria.  Todos os direitos reservados.