Página Inicial Notícias Geral Presidente do TSE lança recadastramento biométrico em Goiânia
Presidente do TSE lança recadastramento biométrico em Goiânia PDF Imprimir
Escrito por José Alberto Canedo   

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowiski, virá a Goiânia no próximo dia 15  para o lançamento oficial do recadastramento biométrico dos eleitores de Goiânia. Serão 930 mil eleitores da capital que farão a coleta das impressões digitais e a foto. O lançamento vai acontecer na sede do TRE, na Praça Cívica, às 10 horas. 

Goiânia será uma das primeiras capitais do país a utilizar o leitor biométrico nas eleições do ano que vem. Na última quinta-feira o presidente do TRE-GO, desembargardor Ney Teles de Paula, em audiência no Palácio das Esmeraldas, acertou parceria com o governador Marconi Perillo. Vários órgãos do governo estadual estarão envolvidos no processo.

Os eleitores de Goiânia serão atendidos na Central de Atendimento do Eleitor, na Avenida Mutirão, nº 2.313, Setor Marista, e em quatro unidades do Vapt Vupt: Araguaia Shopping, Banana Shopping, Praça da Bíblia e Praça A (Campinas). O TRE alerta que o eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado.

Além de Goiânia, apenas Curitiba, os estados de Alagoas e Sergipe, duas cidades do Estado de São Paulo e outras seis cidades de Pernambuco farão o recadastramento neste ano. O recadastramento é o primeiro passo para que os cidadãos recebam o Registro de Identificação Civil - RIC, que vai substituir a carteira de identidade, o CPF e o título de eleitor. Os dados cadastrais dos eleitores identificados biometricamente serão enviados ao Ministério da Justiça para a confecção do RIC.

A Justiça Eleitoral pretende recadastrar 6.127.452 eleitores em 2011. Somados aos eleitores que já passaram por este processo nas duas últimas eleições, o País terá em breve, cerca de 10 milhões de eleitores que podem ser identificados pela digital nas eleições de 2012. Em 2008, a tecnologia da biometria foi utilizada pela primeira pela Justiça Eleitoral.

Vantagens

A identificação biométrica do eleitor é uma forma completamente segura, pois as impressões digitais são únicas. Com ela, no dia da votação, após a apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. O processo eleitoral se tornará totalmente informatizado, de ponta a ponta. O TRE planeja realizar o recadastramento biométrico em Goiânia de abril de 2011 a maio de 2012, possibilitando, assim, que as eleições do próximo ano sejam realizadas já com o recadastramento biométrico finalizado.

Fonte: AGECOM

 

Copyright © 2010-2011 Fórum Biometria.  Todos os direitos reservados.