Página Inicial Fórum Projeto de Sistemas Biométricos Projeto biometria - sistema autenticador
 Fórum :: Projeto de Sistemas Biométricos
Bem-vindo Convidado   [Registrar]  Login
 Assunto:Projeto biometria - sistema autenticador.. 25/03/2010 
hero
Iniciante
Incorporado: 25/03/2010
Posts: 5
Localização

Saudações,

Caros colegas, não sei se estou no espaço certo , mas vou postar aqui o meu projeto em andamento , como também as dificuldades enfrentadas com a biometria.

Tenho implantado cerca de 600 leitores biométricos na minha capital, a finalidade e de autenticação de usuário, mas infelizmente existem muitos fatores que comprometem a eficiência da biometria.

Existem problemas técnicos como também de aceitação devido meu atual sistema dificulta o atendimento em caso de falha na captura ou conferencia da digital.

Por experiência de vocês, o que deve ser considerado para casos de isenção da verificação?

IP registrado
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 26/03/2010 
José Alberto Canedo
Moderador
Incorporado: 02/03/2010
Posts: 22
Localização

Roney, Todo sistema biométrico tem o que chamamos FTE, falha de cadastro. No caso da impressão digital 1% a 2% da população não consegue cadastrar essa biometria, por diversos fatores (permanentes ou não) como alergias e em caso extremos ausência total da impressão digital.

A isenção deve ser considerada quando não se consegue efetuar um cadastro com qualidade suficiente para posterior reconhecimento. Não adianta cadastrar um borrão, porque depois não será reconhecido, gerando problemas de administração do sistema.

A maioria dos softwares de biometria medem a qualidade da amostra capturada, isso deve ser usado para determinar o FTE.

Por último, a isenção deve ser prevista no projeto e funcionar como uma solução alternativa sempre disponível. É muito comum os sistemas solicitarem uma senha ou um segundo documento de identificação, se houver um atendente operando a biometria.

IP registrado
Última alteração em: 26/03/2010 Por José Alberto Canedo pelo motivo
--
José Alberto Canedo
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 08/07/2010 
hero
Iniciante
Incorporado: 25/03/2010
Posts: 5
Localização

é meu caro , tudo muito bonito quando no papel , vc por acaso teria um projeto realizado e com sucesso utilizando a biometria ?

seu conhecimento se baseia na pratica e implantação de algum projeto do tipo ?

...pq vou lhe dizer o seguinte , conclui que a biometria não é e nunca vai ser um sistema autenticador de fato, se eu trabalhar apenas com uma faixa etária de idade , ou pessoas que nao tenham outros problemas que impactam diretamente neste processo como situação emocional etc.

vejo que poderia ser mais barato se fosse investido no desenvolvimento na tela de cadastro , um espço para foto! com isso ja poderia ter garantido que "vc é vc" ....

 

no mais obrigado , mas concluo que a tecnologia tem ainda muito a evoluir...

IP registrado
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 09/07/2010 
hero
Iniciante
Incorporado: 25/03/2010
Posts: 5
Localização
Caro Canedo , não quis parecer rude, na verdade procuro soluções para recuperar meu projeto, ou uma boa documentação para as considerações dos casos de isenção. mas pela minha pratica com a biometria pode ser apenas uma alternativa nao a unica porta.
IP registrado
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 11/07/2010 
José Alberto Canedo
Moderador
Incorporado: 02/03/2010
Posts: 22
Localização

Caro Roney,

De fato tenho bastante experiência com implantação de sistemas biométricos. Durante muito tempo fui o Gerente de p&d de uma empresa de biometria responsável por um produto amplamente usado no mercado. Nossa equipe, mas do que qualquer um, sabia que a biometria não funcionará em 100% dos casos. E que sempre será preciso orientar os implantadores da tecnologia em relação a esse fato.

Quando o sistema dispõe de um atendente que pode verificar a foto da pessoa em tempo real, de fato é muito positivo. Mas nem sempre isso é possível. Considero extremamente válidas suas descobertas em relação a esse tipo de sistema.

De fato não se trata de uma resposta definitiva, muito menos irá substituir as outras formas de autenticação em 100% dos casos. Mas, os considerar caso a caso, podemos perceber que o potencial da biometria é muito grande.

Citando apenas um caso a você, Durante muito tempo acompanhei a implantação da biometria nas Unimeds e posso afirmar que eles estão muito satisfeitos com o retorno que a biometria proporciona ao eliminar as fraudes.

IP registrado
Última alteração em: 11/07/2010 Por José Alberto Canedo pelo motivo
--
José Alberto Canedo
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 12/08/2010 
MARCELO BATAH
Novato
Incorporado: 11/07/2010
Posts: 2
Localização
Não sei se isso vai ajudar, mas o leitor da Digital Persona (siliconado) é muito melhor que os outros para fazer a captura da impressao digital. Minha impressao é bem fina e com o D.P. não da erro.
IP registrado
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 09/12/2010 
Fabrizio
Novato
Incorporado: 09/12/2010
Posts: 3
Localização

Caro Batah,

Discordo da sua observação sobre o digital persona. Este, é na minha opnião, o pior sensor a disposição no mercado, em razão dos seguintes argumentos:

- sua tecnologia é antiga. (os primeiros DP datam de 97)

- a tecnologia da DP para captura (no modelo U.are.U) traz o sensor ótico muito perto da lente. Por uma questão básica de ótica, esta lente produz uma distorção na digital, que depois precisa ser corrigida por software. Ai que medo!

- O silicone do dispositivo se gasta com o tempo. Em lugares de alto uso o silicone gasta, deforma e não pode ser substituido. Resultado: degradação das imagens com o tempo.

Já que o papo é dispositivo, tenho umas sugestões, baseadas em teste de campo, cujo os detalhes sou impedido de revelar:

- Opção 1: Lumidigm Venus (www.lumidigm.com).

Este cara usa tecnologia de Multi-espectro de luz, o que permite que ele leia a digital nas várias camadas da epiderme, capturando digitais em condições bem dificeis. Funciona se estiver molhado, se houver iluminação incidente e mesmo com a lente suja, consegue capturar boas imagens.

De quebra, ainda detecta dedos vivos com quase 98% precisão, e já foi testado contra mais de 800 materiais que imitam o dedo. Barato ele não é, e a imagem que ele produz não serve pra AFIS. Mas é o mais adeuqado para o público em geral e projetos de VERIFICAÇÃO. E já vem com o software de match embarcado no hardware, que aceita templates padrão ANSI.

 

- Opção 2: Futronic FS-80

O Lumidigm é caro pro seu projeto? Aposte neste sensor. Seu baixo custo engana. A qualidade de sua imagem é atestada pelo certificado PIV/FBI. Ele não tem a mesma resistência a ambientes adversos como o Lumidigm, e sua detecção de dedos falsos é bem limitada. MAs para projetos de verificação, ele trabalha muito bem, embora uma limpeza regular se faça necessária. Mesmo em projetos de identificação não muito grandes (até 100 mil indivíduos), este dispositivo é competente.

Agora: O projeto é de macho, com AFIS, milhões de indíviduos e dedos rolados? Ai as opções são as seguintes:

 

- CrossMatch Verifier 320

Dinheiro não é problema? Você quer o estado da arte em ótica de captura de digitais? Então este é o cara. Ele até vem com pelicula de silicone, mas que é substituivel, e deve ser trocada a cada 1000 capturas. Imagens com índice NFIQ 1 são alcançadas facilmente com este sensor. Detecta por hardware derrapadas e escorregadas do dedo durante a rolagem, e atende o Apêndice F do FBI. Preciso falar mais? A sim, tudo que é bom tem seu preço.

- Suprema Real Scan D

Ok, não é um crossmatch, mas o custo benefício é impressionante. Se seu projeto não pode pagar um Verifier, este cara é um substituto competente. É atestado FBI de acordo com o Apêndice F, o que garante imagens de qualidade.

Tanto Suprema quanto CrossMatch exigem um software de estação de cadastro, pois seus drivers só possibilitam a captura de imagens cruas (BMP), e o resto do tratamento, match e etc, não estão incluídos no preço. Prepare o bolso (e o do sponsor do projeto) por que aqui a conta pode aumentar de verdade.

Caro Roney, como a biometria trata de "bio", assim como não existem rémedios que curam uma doença com 100% de certeza, nunca existirá um biometria 100% exata e precisa. Todo projeto de biometria, como você bem percebeu, tem que ter em mente as váriações possíveis inerentes ao ser humano.

O que você também percebeu na prática e, que na verdade é chamado de sistema multi-biometrico ou multi modal, é que a combinação de biometrias ajuda muito a tratar as exceções, que sempre existirão.

Tanto é assim que maior fabricante de biometria do mundo, a Morpho (ex-Sagèm), lançará em 2011, em parceria com a Hitachi, o Finger VP, que é um sensor que captura, de um dedo, tanto o desenho das veias quanto a impressão digital, tudo ao mesmo tempo, isto é, com um único toque no sensor.

Se você puder, compartilhe com nós aqui do fórum mais detalhes sobre esta experiência que você teve. Sistemas biométricos são difíceis de montar (arquitetar) e custam caro e, infelizmente, muitos fornecedores, por má fé ou má formação, tentam fazer parecer que é possível resolver tudo com um sensor ou software, vendendo a idéia de que sistemas biometricos são 100% infalíveis. Ao dividir sua experiência aqui, você estará evitando que outros caiam nas armadilhas que um sistema biométrico pode oferecer.

Abraços

IP registrado
Última alteração em: 09/12/2010 Por Fabrizio pelo motivo
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 09/12/2010 
José Alberto Canedo
Moderador
Incorporado: 02/03/2010
Posts: 22
Localização

Dentre os leitores citados, o digitalpersona é sem dúvida inferior tecnicamente.

Mas ele obviamente não é o pior do mercado (basta olhar para os dispositivos de arrasto e outras marcas chinesas genéricas) e faz muito bem o que ele se propõe a fazer.

É um dispositivo para uso interno e em sistemas de baixo fluxo.

Quanto a sua tecnologia de fabricação, é um truque muito legal e resultou num produto diferenciado por ser muito compacto. Seu prisma tem uma curvatura constante, gerando uma distorção constante, bastante simples de corrigir por software. No fim das contas o resultado é uma imagem menor, mas toda em 508 dpi. Como essa linearidade é conseguida por software, acho que não recebe as certificações do FBI.

O dispositivo pode ser comprado sem película, mas tem óbvia perda na qualidade de captura.

No fim das contas, o problema com esse dispositivo (e qualquer outro) não é o dispositivo em si, mas a insistência de algumas pessoas em usá-lo em projetos onde ele não é indicado.

fbbio, acho que você tem um bom estudo dos leitores em mãos. Se um dia ele for liberado para o público em geral, não hesite em nos contactar para publicação no fb.

 

 

 

IP registrado
--
José Alberto Canedo
 Assunto:Para:Projeto biometria - sistema autenticador.. 08/02/2011 
Tiago Alves de Oliveira
Novato
Incorporado: 08/03/2010
Posts: 1
Localização

Apenas uma pequena correção ao comentário do fbbio sobre o Crossmatch 320. A verificação de derrapagens e torções dele é feita pelo L Scan Essentials, logo, é feita por software e não por hardware. No entanto, a velocidade da verificação de qualidade da imagem e rolagem é incrível.

IP registrado
Página # 


Powered by ccBoard



Copyright © 2010-2011 Fórum Biometria.  Todos os direitos reservados.