Página Inicial Artigos Geral Resistência contra fraude (circumventability)
Follow us on Twitter
Resistência contra fraude (circumventability) PDF Imprimir
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por José Alberto Canedo   

A resistência à fraude pode ser definida por quão difícil é de construir um substituto do indivíduo original que enganará o sistema biométrico.

Exemplo: No vídeo abaixo podemos ver o pessoal do Mythbusters enganar fechaduras biométricas com táticas muito simples.

As táticas usadas pelos fraudadores são diversas e dependem da complexidade dos sensores do sistema biometrico. Alguns métodos simples como fotografias da impressão digital, face ou íris podem ser o suficiente contra alguns sistemas biométricos. Um relatório feito por um instituto independente consegui burlar um sistema de geometria da mão, apresentando para o sistema um recorte em papel da mão original (página 64 desse documento).

Aliás esse documento do FIDIS é um dos mais completos existentes na rede, eles avaliaram vários dispositivos de leitura de impressões digitais, iris, geometria da mão e padrão das veias.
Para cada um deles foi possível construir uma forma de circumvenção, com diferentes graus de dificuldade. Outras dezenas de exemplos como esses estão disponíveis na web, alguns inclusive bastante educativos!

Então como podemos prevenir fraudes com biometria? Algumas coisas podem ajudar: melhores sensores, multibiometria, métodos biometricos mais seguros, métodos de captura mais seguros.

 

Copyright © 2010 Fórum Biometria.  Todos os direitos reservados.
 

Compartilhe

Facebook MySpace Twitter Digg Delicious Stumbleupon Google Bookmarks RSS Feed