Página Inicial Artigos Geral Microsoft Fingerprint Reader
Follow us on Twitter
Microsoft Fingerprint Reader PDF Imprimir
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por José Alberto Canedo   

O Microsoft Fingerprint Reader é o primeiro produto de biometria a atingir as massas. Lançado em 2005 e já em sua segunda versão, hoje ele pode ser encontrado nas principais lojas de informática e eletrônicos do país. É voltado para o mercado de consumo e por isso apresenta duas características notórias. A primeira é seu preço bastante reduzido (cerca de R$ 150) e a segunda e o fato de funcionar apenas com a aplicação que vem com ele (Password Manager).

O leitor da microsoft é fabricado pela DigitalPersona que tem um produto similar (U.are.U 4000B) com modificações apenas no firmware. Esse leitor (U.are.U 4000B) possui um SDK que permite a empresas de software desenvolverem soluções biométricas baseadas nele. Esse leitor é vendido apenas através de alguns poucos revendedores autorizados e tem seu preço girando em torno de R$ 400.

Dentre as caracteristicas desses leitores, temos:

  • Compacto
  • Envio de imagens encriptadas (somente U.are.U 4000B)
  • Rejeição de imagens latentes
  • Bom funcionamento com dedos úmidos e secos
  • Resolução de 512 DPI
  • Área de captura de 14.6 x 18.1
  • 256 tons de cinza.

A DigitalPersona também informa que o leitor detecta dedos falsos, mas experiência de laboratório comprovou que ele não distingue um dedo de verdade de um dedo de silicone.
Esse leitor também chama a atenção por seu baixo perfil (tem apenas 19mm de altura), mas isso sacrifica um ponto importante: sua área útil. Esse perfil baixo é obtido através de um prisma curvo que garante a leitura da área inteira por parte do CCD mas provoca uma distorção grande na imagem. Essa distorção pode e é corrigida pelo driver do dispositivo, mas ao fazer essa correção é perceptível uma diminuição significativa da área útil. Repare abaixo como a imagem apresenta uma forma trapezoidal.Comparando a área útil (em pixels) com outros leitores do mercado temos:

  • 72K-78K Leitores Secugen/Nitgen
  • 94K U.are.U 4000B e Microsoft Fingerprint Reader
  • 101K Testech Bio-i CYTE
  • 153K Futronic FS80

Um produto com uma qualidade aceitável como Microsoft e com um preço extremamente competitivo poderia ser um impulso para a adoção da biometria no brasil, no entanto ele não foi feito pensando em atender provedores de soluções em biometria. Não existe um SDK oficial para o produto e outras empresas não poderia utilizá-lo em suas aplicações. Isso é o mesmo que um Joystick ou um teclado microsoft que só funcione com aplicações microsoft, um absurdo. A DigitalPersona argumenta que são produtos diferentes, não são.
Ao não divulgar o SDK do produto este fica amarrado a aplicação com a qual é distribuido. O problema é: esse programa só server para substituir senhas pessoais em PCs. As pessoas querem fazer muito mais com esses dispositivos. Não querem ficar amarrados a um software só, quando hoje já existe uma quantidade grande de softwares que fazem uso da biometria das mais diversas formas.
É claro que surgiram SDKs não oficiais e essas aplicações passaram a suportar também o leitor da microsoft. E fácil vê-lo ser usado em video locadores, controle de ponto e acesso, por planos de saúde, etc.
Com o amadurencimento do mercado de biometria no brasil e no mundo devem surgir leitores bons e baratos e com interfaces padrão para serem usados por toda a indústria. Todos os periféricos tendem a uma padronização a medida que se popularizam.
Página oficial do produto:
http://www.microsoft.com/hardware/mouseandkeyboard/productdetails.aspx?pid=093
Página do produto na Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Fingerprint
Suporte ao leitor em linux:
http://dpfp.berlios.de/

 

Copyright © 2010 Fórum Biometria.  Todos os direitos reservados.
 

Compartilhe

Facebook MySpace Twitter Digg Delicious Stumbleupon Google Bookmarks RSS Feed